sexta-feira, 7 de março de 2014

Pitty e Ivete : O Corpo é delas



Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, foram noticias dois eventos distintos que relacionavam duas cantoras baianas. A principio essa é a única semelhança elas ( serem cantoras baianas), pois Pitty e Ivete Sangalo têm carreiras bastante distintas. Enquanto a primeira saiu do cenário hardcore para mainstream pop/rock, a segunda é a grande musa do axé, queridinha dos programas de TV e das agências de publicidade. No entanto, nesta semana o discurso delas se encontrou, mantendo a distancia no estilo, mas muito próximo no sentido. 

Ivete Sangalo foi indaga por um repórter em pleno trio elétrico durante o carnaval em Salvador se estava grávida. Com o bom-humor que lhe é característico, Ivete deu um "tchu-tchu-pá" no repórter, deixando todos os jornalistas presentes desconcertados. A cantora chega a perguntar se o repórter " a comeu", diante da insistência no assunto. Indagada se queria ter outro filho, ela volta a rebater com bom-humor : "Quero ter outro filho, quero ter uma Ferrari, quero construir uma pista de neve na praia". Ivete 'wins'. 

No caso de Pitty, o tom foi mais sério. Em seu blog, ela criticou em especial as suas fãs, que fizeram comentários machistas sobre a cantora Anitta. Anitta, para quem não conhece ( será que alguém conseguiu ficar imune ao "Show das Poderosas"? ), é uma cantora de funk e que vem interpretando algumas músicas de Pitty em seus shows. Muitas fãs de Pitty comentaram de forma pejorativa a performace, chamando a funkeira de 'vulgar'  por 'mostrar o corpo'. Pitty, que conhece bem o feminismo, fez um chamado para o empoderamento do corpo feminino e afirmou para todas: Nosso corpo é nosso.

Por que ambas as situações, apesar de envolverem momentos, pessoas e falas diferentes, estão intrinsecamente ligados? Porque em ambos vemos uma reação à patrulha do corpo feminino. No caso de Ivete Sangalo, o fato de não estar "em forma" gera questionamentos. "Eu tenho barriga", falou Ivete em alto e bom som, tentando mostrar o óbvio. Perguntas sobre gravidez são extremamente invasivas,  pois os primeiros meses de gravidez são os mais delicados e muitas optam por não contar. Ou seja, quem deve escolher a hora de torna pública uma gravidez é a mulher ( ou o casal). Já com  Pitty/Anitta, o "mostrar o corpo" é comumente usado para desqualificar algumas mulheres. Aquelas que "não se dão valor", "não se dão respeito" e por aí vai. Em seu texto, tenta dosar a crítica, dizendo que muitas vezes os veiculos de comunicação vender a ideia de liberdade, mas transforma mulheres em "bibelôs", mas que ainda assim, a mulher tem o direito de se vestir e fazer o que quiser. 

Por isso a atitude de Pitty e Ivete, mesmo que sem querer, se cruzam e se tornam importantes na busca de romper com o patrulhamento do corpo feminino, seja ele estético ou moral. 




                                   Pitty - Desconstruindo Amélia do  DVD : "Trupe Delirante no Circo 





6 comentários:

  1. Tanta coisa pra se preocupar de importante nesse País e o pessoal se preocupando com o corpo de três cantoras que nada fazem pelo Brasil.. aff, quem se importa se Ivete Sangalo ta grávida, problema dela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você claramente não entendeu NADA. Por favor, releia o texto com atenção. A luta pela igualdade de gêneros é uma das qiestões mais antigas e importante a serem travadas no Brasil e em diversos outros países. E essa luta também é sua! Te convido a vir conosco lutar por um mundo mais justo e igualitário. Como diria Rosa Luxemburgo: quando uma mulher avança, nenhum homem retrocede.

      Excluir
  2. Um comun de dois, fome de tudo .blogspot tem pt
    ,ou .co, uk, us? So diponivel blogspot? Ace todo branco fosse assim!

    ResponderExcluir
  3. Www.llsporte.blogspot.com , ajuda trabalho! Ag 1167 c/c 00106-99 Hsbc leandro!

    ResponderExcluir
  4. Observação pertinente e pontual. O feminismo precisa continuar com sua bandeira flamulando, sem demagogias e de forma que as próprias mulheres, tomem consciência e propaguem o discurso de que sem luta, não estaríamos nem ao menos trabalhando. Mulher nasceu para brilhar, para ser única nessa espécie de homo sapiens, mas sempre precisou mostrar isso aos olhos machistas, que se fecham e fingem não enxergar o óbvio. Viva as mulheres! Viva a luta feminista!

    ResponderExcluir
  5. olá, eu escrevo textos poéticos e tenho um blog, acabo de escrever novos textos, se vc gostar de ler entre nele se possível e de uma olhadinha, faz uma leitura nos textos antigos e novos q tem lá, e se gostar me ajude a divulgar o blog e vire seguidora dele por favor, este é o link do blog> http://marco-pacheco93.blogspot.com.br/ , Muito Obrigado. :-)

    ResponderExcluir