quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Andrade, O Sinistro


Durante a semana pensei em escrever sobre o hexacampeonato do Flamengo. Ensaiei alguns textos, cheguei a começar a escreve-los, mas como não se tornar repetitivo com tudo que já estava sendo dito “ do melhor brasileirão da era dos pontos corridos”. O Flamengo fez um segundo turno impecável, superou os adversários que brincaram de perder pontos preciosos em jogos importantes e viram o bonde rubro-negro tocar o terror no campeonato. É a velha máxima, deixou o Flamengo chegar, fodeu. Então resolvi escrever sobre um dos personagens mais importantes dessa conquista ao lado do Pet e do Adriano, estou falando do Andrade.
Andrade é um velho conhecido da torcida rubro-negra, ele fez parte daquele time que ganhou tudo que podia na década de 80, foi titular do time entre 1979 e 1988, fazendo 566 jogos e 28 gols com manto sagrado. Teve ainda uma breve passagem pelo Vasco em 1989, onde ganhou mais um brasileirão, o quinto como jogador.
O Andrade que poucos conheciam, foi o comandante da arrancada épica que levou o Flamengo ao título. Um time até então desacreditado, com gente apostando até que faria uma campanha pra não cair. E ele, com toda sua serenidade, sem declaracões bombásticas, sem fazer a cara feia de técnico durão que virou moda no Brasil, conquistou seu espaço, superou os preconceitos e foi pra galera. Esse título o Flamengo deve muito a ele.

Ser negro é outro fator que faz da vitoria de Andrade ainda mais especial, é só a gente olhar para os principais técnicos do Brasil e vamos ver que não temos nenhum técnico negro em destaque, as oportunidades para técnicos negros ainda é escassa.Para muitos Andrade foi o primeiro técnico negro a ser campeão braisileiro ( há quem diga que Carlinhos em 1987e1992 foi o primeiro).
Nesse momento a polemica é sobre a sua renovação, o Flamengo tenta pechinchar o valor pedido por Andrade. Acho que não é hora do rubro-negro dá uma de econômico, pois um técnico com a qualidade do Andrade, além de ser prata-da-casa, deveria ser valorizado de olhos fechados. É só olhar pra trás e ver quantos técnicos-estrela o time teve, quantos trouxeram resultados de fato.
Não é a primeira vez que o Flamengo, não dá o devido valor a suas crias, existem um verdadeiro histórico de desperdício de talentos criados na própria base, é só lembrar da geração dos anos 90, de Marcelinho, Djaminha, Paulo Nunes e outros que foram embora pra brilhar em outros clubes.
Torço pra que Andrade, O Sinistro continue na Gávea, mas que seja devidamente valorizado. Ele merece.

domingo, 25 de outubro de 2009

As paixões de Cleomar





Há um mês atras o jornalista Cleomar Brandi lançou seu livro de crônicas Os segredos da Loba, mas poderia se chamar muito bem As paixões de Cleomar. Tudo que Cleomar gosta aparece em suas crônicas: o jornalismo, as mulheres, a vida bôemia, os amigos. O livro tem espaço tambem para críticas aos maus politicos, as mazelas sociais e questões do cotidiano . Eu recomendo, é uma leitura delíciosa.

São mais de 60 crônicas, destaco aqui Ametista não é diamante, onde ele fala sobre a profissão de jornalista e manda : "Ao acorda pautar a verdade, ao dormir edita-lá". Lendo o livro por vezes me sentir está ao lado de Cleomar em uma de suas noites boemias ouvindo suas historias.

Cleomar Brandi, nascido em Ipiaú/BA, mora em Aracaju/SE há 25 anos e e tem mais de 30 de jornalismo.

sábado, 22 de agosto de 2009

Sheik Tosado




O caso Emerson, jogador do Flamengo , na ultima semana envolve um velho caso que afeta o futebol não só no Brasil mas com certeza no mundo inteiro. Ainda existe o amor a camisa? Ou jogadores são meros mercenarios que juram amor eterno pra quem pagar mais? O profissionalismo está acima da paixão?

Não acredito ter a resposta para perguntas complexas como essas, ainda mais que estamos falando de futebol. Mas vamos aos fatos. Emerson é uma especie de jogador que tende a crescer no Brasil, dos que saem do país ainda jovens e vão ganhar dinheiro ( muito) nos novos paraísos futebolistas. E como somos uma grife cara aos olhos dos empresarios, cada dia mais jovens talentos vão embora, muitas vezes sem nunca ter feito uma partida oficial no Brasil.

Emerson passou 11 anos fora do Brasil fazendo fama e dinheiro na Ásia e no Oriente Médio. Chegou no Flamengo como ilustre desconhecido, para fazer parte de um ataque que até então capengava. Em sua apresentação chorou, disse realizar o sonho de menino, em campo mostrou que tinha futebol e que não era mais uma contratação furada do Fla.

Dai vieram as propostas pra voltar pro mundo árabe. Semana apos semana, os arabes tentavam levar o "Sheik" do mengão. Na ultima investida 17 milhões de reais em 02 anos. E ai? Um decisão dificil. Ficar num clube onde a organização passa longe, ou ir ganhar uma boa grana pra jogar num clube onde nem de longe deve ter a pressão que é jogar no Flamengo?

A torcida gosta dele? Sim, mas já gostou de Obina, Juan, Leo Moura e Bruno que foram ou estão sendo vaiados. Até quando o casamento com a torcida dura?

Dificil não? Amor ou dinheiro? Bem o Sheik resolveu aceitar, mas de forma impressionate o Flamengo segurou a venda e pediu mais dinheiro pelo atacante rubronegro. Ponto pra diretoria. Se é pra vender, que venda por um bom preço. E a novela se arrasta.

O final da novela talvez já seja previsivel, só falta saber o dia do capitulo final. E quanto ele irá custar.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

I came back

Depois de um bom tempo sem escrever, por pura preguiça e pouco de falta de criatividade, eis que estou aqui novamente atualizando o blogger e tentando dar continuidade as minhas escrevinhações. Pensei em escrever sobre varias coisas, sobre futebol ( assunto predominante), sobre os festejos juninos, filmes que vi, livros que li , até a morte de Michael Jackson quase virou um post aqui, mas nada me animou muito a escrever. As vezes o texto vem na mente, vou pensando em tudo, mas as vezes a falta de hábito de anotar os primeiros insight ( aquele estalo que acende a lâmpada, saca? ) faz com que eu perca as ideias. Bem, mas tô de volta. Como diria Agente Smith " Welcome Back , Mr Anderson".
Então é isso, espero ter ânimo pra escrever e tambem pra divulgar o blog, nem que seja pros mais chegados.
Vou tentar variar os assuntos tambem, apesar do futebol ser uma grande paixão. Mas nao deixarei de falar sobre outros assuntos, até porque isso aqui é um boteco, e todo assunto aqui é válido.
E buscarei aprender a explorar todas as ferramentas que posso usar aqui, as vezes olhando as configurações vejo que posso fazer algo mais aqui, deixar mais bacaninha.
Até os próximos, agora pra valer.

sábado, 23 de maio de 2009

Sempre Flamengo?

Foto: Rafa Aragão


Depois de muitos dias sem postar, e como venho falando somente de futebol nos meus post, mas em breve abordarei outros temas, na minha volta ao blog não podia deixar comentar sobre o Flamengo. O clube mais popular e na mesma proporção odiado do país, foi elimiinado do Copa do Brasil pelo Inter- RS , num jogo que já é considerado um dos melhores do ano.

Para muitos esse insucesso na Copa do Brasil se deve aos problemas estruturais do clubes, como salarios atrasados, outros preferem culpar a má fase do ataque ou o erro capital de Juan que gerou o primeiro gol do Inter. E o Flamengo agora tem um longo brasileirão, que por sinal não ganha há 17 anos e a Copa Sul Americana. Mas será que vai conseguir? Como o Flamengo chegou nessa situação de descredito por parte dos torcedores e adversarios?

O Flamengo após o ultimo titulo brasileiro de 1992, entrou em franco declinio. Começando pela fase Kleber Leite que prometeu mundos e fundos. Uma das poucas promessas cumprindas foi a vinda de Romario. Mais um baixinho só não faz verão e a gestão Kleber Leite ficou marcada pelas derrotas no ano do centenario, pela contratação de mais de 100 jogadores e apenas um titulo carioca em 1996. E foi nesse periodo que as dividas rubronegras se tornaram ainda maiores.

Depois veio Edmundo Santos Silva, que conseguiu o 4° tri ( 1999-2000-01) , o time voltou a disputar uma libertadores (2002) , mas a politica do clube pouco mudou. Muitas contratações suspeitas, para um clube com dificuldades financeiras. Sim, foi nessa epoca que o clube teve a parceria milionária com a ISL, mas muito do dinheiro foi torrado em contratações que não vingaram. E os investidores faliram antes do contrato acabar. Pra não dizer que time ficou só nos estaduais, ganhou uma Copa Mercosul (1999). Antes de acabar o mandato Edmundo Santos Silva seria acusado de desviar dinheiro do clube para as Ilhas Cayman. Chorou e alegou que tinha filhos pra criar. Sinceramente não sei seu fim, mas o dinheiro com certeza não voltou. O que é uma pena. Fazendo uma procura pelo nome do presidente no google podemos encontrar a seguinte informação "o dirigente teve prisão decretada depois de não pagar ao Corinthians o passe de Edílson. Ele fugiu, efetuou o pagamento e não foi preso. As investigações da CPI tornaram a situação do dirigente insustentável, e em julho de 2002 o Conselho Deliberativo do clube fez dele o primeiro presidente deposto do clube". Apesar do periodo nebuloso, o Flamengo forma jogadores que anos depois seriam titulares da seleção, dentre eles estão Julio Cesar, Juan e Adriano.

No periodo de 2001 a 2005 o time se torna frequentador assiduo da zona de rebaixamento do Brasileirão e por varias vezes se salvando nas ultimas ou até mesmo na ultima rodada. Tivemos mais um carioca em cima do Vasco em 2004. Além de dois vices da Copa do Brasil em 2003 e 2004.

Assim como na politica convencional onde politicos vão e vem , Marcio Braga que foi presidente do clube em diversas outras vezes, tendo no curriculo o periodo do time campeão mundial volta ao clube. E Kleber Leite, aquele bastante criticado por sua administração volta tambem. Lógico que se esperava um periodo pior para o time, mas as coisas até melhoraram, pouco mas melhoraram.

Desde 2006 o time nao vive mais com o fastama do rebaixamento, disputou duas libertadores seguidas, ficou em terceiro no brasileirão de 2007 e quinto no de 2008, manteve a base dos jogadores, já não demite mais os tecnicos a cada rodada. Ganhou a Copa do Brasil de 2006, foi novamente tri do carioca ( 2007/08/09).

No entanto os problemas financeiros persistem, as dividas deixadas por outras gestões atrapalham a atual e certamente atrapalharam as futuras. O clube que antes era sonho de todo jogador, viu varios deles recusarem a continuar ou até mesmo a ir jogar no clube por conta dos salarios atrasados. O ano de 2009 começou com crise no basquete, no futebol e na ginastica. Hoje o futebol não tem patrocinio depois de romper com Petrobras e ainda não se sabe qual ou quais marcas estaparam o manto sagrado.

Para mim a derrota para o Inter não teve tanto a haver com os problemas administrativos do clube. O jogo foi bom, o time jogou bem, mas faltou competencia. Alias o Flamengo vem criando um historico de eliminações e perda de jogos decisivos, tornando as conquistas do clube cada vez mais restrita ao carioca. Muitas das derrotas rubronegras acontecem muito mais pelos erros do time do que pela força do adversario.
E será que tem jeito? Bem o Brasileirão 2009 tem tudo pra ser mais um Brasileirão dificil. Ao contrario do ano passado, o Flamengo não é visto como favorito pelos especialistas, que apostam em Inter, Cruzeiro e São Paulo. A volta de Adriano pode ser boa, mas sabemos que sem um bom time, um conjunto não iremos muito longe. Só depois da janela de transferencia para a Europa é que saberemos se teremos time. E a contratação de Pet ? Deixarei pra comentar em outro post.
O que fazer para o Flamengo mudar? Bem cada torcendor apresenta a sua solução, alguns apostam em idolos do passado no comando do clube, recentemente Leonardo , hoje dirigente do Milan, afirmou que a solução seria vender o clube, como aconteceu com os clubes europeus? Será? Enfim eu torço pra que pelo menos se tenha uma administração financeira competente, um não desperdicio dos pratas da casa e contratações conscientes.

Enquanto esse dia não chega, espero que o time no minimo faça um bom brasileiro como nos ultimos dois anos, e que não deixe escorrer pelas mãos as chences de vencer.

E que possamos voltar a ver o Flamengo jogar, sem medo de ser feliz!!

terça-feira, 12 de maio de 2009

De volta a atividade!!

Depois de uma semana sem postagem volto a escrever. E com tanta coisa acontecendo fica dificil escolher um assunto para tratar. Sobre futebol, então. Mas com certeza posso arriscar que o fato mais importante do mundo da bola, pelo menos no Brasil, foi a oficialização da volta do Adriano. Depois de ter ido para Itália numa negociação em que era praticamente trocado por Vampeta, fato que nós faz refletir sobre a situação financeira do Flamengo. Trocar uma jovem promessa de dezoito anos, por um veterano que não estava no melhor de seus dias, é de se desconfiar da sanidade mental dos dirigentes rubronegros ou de suas capacidades administrativas.

Mas enfim, ele voltou. E voltou pra ficar. Acredito que Adriano fique até o fim do ano. Depois disso depende muito das propostas do exterior ou até mesmo da situação do Flamengo dentro e fora do campo. Torço para que assim como Ronaldo que voltou a brilhar no Coritihians, o "Imperador" possa mostrar todo seu potencial. Ave Adriano!!!!
O Brasileirão começou e tem tudo pra ser um dos mais dificieis da era dos pontos corridos. Arrisco dizer que esse será o melhor brasileirão dos ultimos tempos, pois temos muitos times com chances reais de titulo, grandes craques, equipes brigando pra se firmar na elite do futebol, ou seja ingredientes mais que sufientes para garantir o espetaculo.
Mais ainda temos a Copa do Brasil, e Inter e Flamengo farão amanha um jogo muito aguardado. Existe uma badalação enorme em cima do Inter. O colorado sem de um periodo frutifero de titulos, é o grande favorito do brasileirão e diz querer ganhar tudo no ano de seu centenario. No ultimo domingo o favoritismo aumentou após a vitoria sobre o Corithians, com direito a golaço de Nilmar. O Flamengo é um bom time, cria muitas boas jogadas, mas peca na hora da finalizar. O primeiro jogo no Maracanã com certeza será um jogão. Não perco esse jogo nem por decreto!!!
Hoje tem Libertadores, Palmeira e Sport. Já se tornou um classico do nosso futebol. A riviladade entre os clube aumentou bastante do ano passado pra cá. O jogo de hoje é decisivo, só um continua, e não me arrisco a palpitar favorito.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Alegria, Alegria

Um fim de semana de festa para várias torcidas. Um semana de muita gozação em cima dos derrotados. Nos campeonatos paulista e mineiro nenhuma supresa, Corithians e Cruziero só confiram o titulo. No Rio, quanta emoção hein? E Bruno " Muralha", mais uma vez nos penaltis, mas uma vez Bruno. Titulo merecido ao Flamengo. Confirmou o favoritismo do inicio do campeonato, superou a crise apos a perda para o Resende na Taça Guanabara, o time foi se acertando e conquistou com meritos mais um Tri Carioca. O quinto. Além de superar o Fluminense em numero de titulos estaduais. Agora são 31 contra 30.
E não vejo a hora de começar o Brasileirão. A luta pelo titulo tem tudo pra ser uma das mais emocionantes dos ultimos tempos. E esse ano com várias estrelas de sucesso internacional. Ronaldo, Adriano, Fred e outros. Realmente o Brasileirão promete.
Ah, não podia deixar de comentar a vitoria do Sergipe, se aproximado do titulo, no ano do centenario.
E parabens aos campeões!!!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Sem tempo pra botecar!!!

Bem eu nao vou comentar os ultimos jogos, como fiz dos jogos do fim de semana porque ja se passou alguns dias e já estamos perto dos jogos de volta das finais. Estava sem tempo para botecar. Vou destacar apenas a vitoria do Palmeiras, que resultou na sua classificação pra proxima fase da Libertadores. Muito se esperava do time alviverde que começou a temporada arrasador, e quase, por muito pouco não ficou esperando o brasileirão começar, assintindo aos adversarios pela TV. Será que agora o time do Luxemburgo se acerta? Bem a coisa lá não tá muito boa não, os caras ressuscitaram Mozart. Não o músico, e sim aquele que jogou no Coritiba e Flamengo e depois sumiu do mapa. Nem sei o que dizer. A dez anos atras ele era uma revelação recem contrado pelo Flamengo, mas hoje nem sabia que ainda jogava. Quando time vai mal vale tudo. Boa sorte pro Palmeiras e para todos os outros clubes brasileiros que se classificaram pra oitavas da Libertadores, acho que teremos mais uma final com time brasileiro esse ano. Seria a quinta consecutiva.

terça-feira, 28 de abril de 2009

A polêmica Juan

Hoje o globoesporte exibiu uma materia sobre o lance de Juan em Maicosuel. Velhas maximas foram tiradas do baú "se fosse na época do Garrincha, eu queria vê" , como se no tempo do anjo das pernas tortas os zagueiros não fossem truculentos e aceitassem com normalidade ser um "joão" do Mané Garrincha, estes certamente desconhecem as pancadas que ele sofreu. Pior foi o psicologo que disse que Juan era infantil, porque utilizou o termo "gracinha". Pelo descontrole de Juan no lance qualquer um diria que ele foi infantil, imaturo. O momento mais interessante da materia foi colocar em contradição a atitude de Juan, com suas proprias jogadas, pois ele é um jogador habilidoso e sempre utilizou do drible para conseguir concluir suas jogadas de ataque. Pra mim esta claro que Juan se descontrolou pelo momento da partida, o time perdia, era pressionado, o terceiro gol parecia questão de tempo. Lógico que um jogador profissional tem que buscar o autocontrole, mas nao é nenhuma novidade assistirmos jogadores sem historico de atitudes violentas se deixando levar pela emoção.

Isso me fez lembrar o caso Coelho x Kerlon, se o drible da foca era humilhação e etc. Todo drible é de certa forma uma humilhação. O drible é quando o jogador prova que é melhor, mais habilidoso e que não adianta a marcação, ele passará. No entanto ele pode ser objetivo ou não. Habilidade não pode ser vista como algo ruim, pelo contrario, nós brasileiros adoramos o futebol arte, nossa marca é ter jogadores habilidosos, que fazem fila, que deixam os zagueiros no chão, que.... humilham. Acho que Juan vacilou no lance, sua atitude só fez enaltecer as habilidades de Maicosuel. Não vejo nele um jogador violento,como os que disseram que se Kerlon, o da foca, fizesse o polemico drible, seria "quebrado no meio".

Que os dribles continuem deixando os marcadores tortos. Porem sem que os dribladores fiquem no chão. Viva o drible!!Viva a habilidade!!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Reta final nos estaduais

Olá companheiros de boteco, nada mais justo que meu primeiro post seja sobre as finais dos estaduais pelo Brasil. Não se fala em outra coisa pelos botecos, bares e botequins. Eu sinceramente venho desgostando de estaduais, são sempre mais do mesmo. Ainda quando um time de menor expressão supreende, embola o campeonato, nas finais são sempre os grandes na decisão. Ou seja mesmo que os pequenos se destaquem, são os grandes que fazem a festa. Irei comentar os principais jogos desse fim de semana.


Botafogo 2 x Flamengo 2

No primeiro jogo da final do carioca mais um empate entre Flamengo e Botafogo. Um jogo equilibrado, bastante disputado, com as duas equipes jogando no erro do adversario. Foi assim nas finais entre os dois clubes em 2007 e 2008. O Flamengo abriu o placar com Juan, marcando de penalti. Depois daí , veio uma nova sequencia de gols perdidos pelo time rubronegro. Desde o jogo contra o Fluminense na semi da Taça Rio que o Flamengo demonstra uma falta de pontaria incrivel. Mesmo perdendo o Botafogo foi pra cima do mengo, ao contrario da semana passada, quando o time de Ney Franco foi anulado pela marcação rubronegra. E chegou a virada com Juninho e Reinaldo, ainda no primeiro tempo.

O segundo tempo começou quente tendo a jogada mais polemica do clássico. Maicosuel brinca com bola, dribla Juan, que dá um sarrafo no camisa dez botafoguense e ainda intimidou o adversario ainda caído. Quase gera uma briga desnescessaria. Logo depois Maicosuel se machuca e sai do jogo. E ai o Botafogo que vinha bem, cai de produção, demonstrando o quanto depende de seu craque. O Flamengo melhora com a entrada do garoto Erick Flores e chega ao empate no finalzinho, com um gol na raça marcado por Willams. Para proxima semana é de se esperar um jogo ainda mais tenso. O Botafogo querendo deixar a fama de time que treme nas decisões, e o Flamengo querendo seu Penta-Tri. E parabens para a torcida rubronegra que lotou o Maracanã, ao contrario da torcida botafoguense que mal conseguiu lotar um dos setores destinados aos alvinegros.


Santos 1 x Corinthians 3

O resultado no primeiro jogo da final do Paulista não me supreendeu. Há muito tempo o time do Santos não é mais aquele , o ultimo brasileirão e a propria campanha no paulista desse ano é prova disso. Talvez ter vencido o lider Palmeiras nos dois jogos, deu a falsa impressão que o time poderia vencer o bom time do Corithians. A realidade é que no começo do campeonato ninguem botava muita fé nas duas equipes, mas o Corithians vem sobrando no campeoanato, e depois que o Ronaldo voltou a fazer gols, o time melhorou mais ainda. E do Ronaldo o que dizer? Se alguem ainda duvidava que ele voltou de fato, não duvida mais. O cara tá mandando só golaço. E daí que ele toca pouco na bola, o importante é quando toca, o cara destroi. Ontem foram dois. O ultimo uma pintura. O outro gol do Corinthians foi de Chicão. O Santos fez um com Triguinho. Proxima semana no Pacaembu, tem tudo pra ser mais um show de Ronaldo. Alguem duvida?



Cruzeiro 5 x Atlético-MG 0

Pelo segundo ano seguido, o Cruzeiro defini o campeonato no primeiro jogo. Cinco a zero. Havia muito entusiasmo no time do Atlético desse ano, foram varias goleadas , Diogo Tardelli arrasando, no entanto era contra os pequenos . E contra time pequeno ganhar é obrigação. Ontem o Cruzeiro provou que time bom, vence na Libertadores e ainda faz o dever de casa no estadual. Por isso tenho o Cruzeiro, como favorito entre os brasileiros na competição internacional. E não posso deixar de dar meus parabens a Kleber "Gladiador" do Cruzeiro, não só pelo gol, mas só levou um amarelo. Que evolução!!


Sergipe 3 x Confiança 1

E o Sergipe? Até pouco tempo atras era dado como carta fora do baralho, agora só depende da próprias pernas para ganhar o segundo turno do campeonato sergipano. A vitoria do sobre o time proletario custou o emprego de Luiz Carlos Cruz, que na minha opinião fazia um bom trabalho. O novo treinador do Dragão do bairro industrial é o ex-atacante Rocha. Hugo Henrique que marcou dois já é o artilheiro da competição. Agora o Mais Querido pega o 7 de Junho nessa quarta dia 29. Será a grande decisão do segundo, já que o time que vencer leva o segundo turno e vai para final.