sábado, 23 de maio de 2009

Sempre Flamengo?

Foto: Rafa Aragão


Depois de muitos dias sem postar, e como venho falando somente de futebol nos meus post, mas em breve abordarei outros temas, na minha volta ao blog não podia deixar comentar sobre o Flamengo. O clube mais popular e na mesma proporção odiado do país, foi elimiinado do Copa do Brasil pelo Inter- RS , num jogo que já é considerado um dos melhores do ano.

Para muitos esse insucesso na Copa do Brasil se deve aos problemas estruturais do clubes, como salarios atrasados, outros preferem culpar a má fase do ataque ou o erro capital de Juan que gerou o primeiro gol do Inter. E o Flamengo agora tem um longo brasileirão, que por sinal não ganha há 17 anos e a Copa Sul Americana. Mas será que vai conseguir? Como o Flamengo chegou nessa situação de descredito por parte dos torcedores e adversarios?

O Flamengo após o ultimo titulo brasileiro de 1992, entrou em franco declinio. Começando pela fase Kleber Leite que prometeu mundos e fundos. Uma das poucas promessas cumprindas foi a vinda de Romario. Mais um baixinho só não faz verão e a gestão Kleber Leite ficou marcada pelas derrotas no ano do centenario, pela contratação de mais de 100 jogadores e apenas um titulo carioca em 1996. E foi nesse periodo que as dividas rubronegras se tornaram ainda maiores.

Depois veio Edmundo Santos Silva, que conseguiu o 4° tri ( 1999-2000-01) , o time voltou a disputar uma libertadores (2002) , mas a politica do clube pouco mudou. Muitas contratações suspeitas, para um clube com dificuldades financeiras. Sim, foi nessa epoca que o clube teve a parceria milionária com a ISL, mas muito do dinheiro foi torrado em contratações que não vingaram. E os investidores faliram antes do contrato acabar. Pra não dizer que time ficou só nos estaduais, ganhou uma Copa Mercosul (1999). Antes de acabar o mandato Edmundo Santos Silva seria acusado de desviar dinheiro do clube para as Ilhas Cayman. Chorou e alegou que tinha filhos pra criar. Sinceramente não sei seu fim, mas o dinheiro com certeza não voltou. O que é uma pena. Fazendo uma procura pelo nome do presidente no google podemos encontrar a seguinte informação "o dirigente teve prisão decretada depois de não pagar ao Corinthians o passe de Edílson. Ele fugiu, efetuou o pagamento e não foi preso. As investigações da CPI tornaram a situação do dirigente insustentável, e em julho de 2002 o Conselho Deliberativo do clube fez dele o primeiro presidente deposto do clube". Apesar do periodo nebuloso, o Flamengo forma jogadores que anos depois seriam titulares da seleção, dentre eles estão Julio Cesar, Juan e Adriano.

No periodo de 2001 a 2005 o time se torna frequentador assiduo da zona de rebaixamento do Brasileirão e por varias vezes se salvando nas ultimas ou até mesmo na ultima rodada. Tivemos mais um carioca em cima do Vasco em 2004. Além de dois vices da Copa do Brasil em 2003 e 2004.

Assim como na politica convencional onde politicos vão e vem , Marcio Braga que foi presidente do clube em diversas outras vezes, tendo no curriculo o periodo do time campeão mundial volta ao clube. E Kleber Leite, aquele bastante criticado por sua administração volta tambem. Lógico que se esperava um periodo pior para o time, mas as coisas até melhoraram, pouco mas melhoraram.

Desde 2006 o time nao vive mais com o fastama do rebaixamento, disputou duas libertadores seguidas, ficou em terceiro no brasileirão de 2007 e quinto no de 2008, manteve a base dos jogadores, já não demite mais os tecnicos a cada rodada. Ganhou a Copa do Brasil de 2006, foi novamente tri do carioca ( 2007/08/09).

No entanto os problemas financeiros persistem, as dividas deixadas por outras gestões atrapalham a atual e certamente atrapalharam as futuras. O clube que antes era sonho de todo jogador, viu varios deles recusarem a continuar ou até mesmo a ir jogar no clube por conta dos salarios atrasados. O ano de 2009 começou com crise no basquete, no futebol e na ginastica. Hoje o futebol não tem patrocinio depois de romper com Petrobras e ainda não se sabe qual ou quais marcas estaparam o manto sagrado.

Para mim a derrota para o Inter não teve tanto a haver com os problemas administrativos do clube. O jogo foi bom, o time jogou bem, mas faltou competencia. Alias o Flamengo vem criando um historico de eliminações e perda de jogos decisivos, tornando as conquistas do clube cada vez mais restrita ao carioca. Muitas das derrotas rubronegras acontecem muito mais pelos erros do time do que pela força do adversario.
E será que tem jeito? Bem o Brasileirão 2009 tem tudo pra ser mais um Brasileirão dificil. Ao contrario do ano passado, o Flamengo não é visto como favorito pelos especialistas, que apostam em Inter, Cruzeiro e São Paulo. A volta de Adriano pode ser boa, mas sabemos que sem um bom time, um conjunto não iremos muito longe. Só depois da janela de transferencia para a Europa é que saberemos se teremos time. E a contratação de Pet ? Deixarei pra comentar em outro post.
O que fazer para o Flamengo mudar? Bem cada torcendor apresenta a sua solução, alguns apostam em idolos do passado no comando do clube, recentemente Leonardo , hoje dirigente do Milan, afirmou que a solução seria vender o clube, como aconteceu com os clubes europeus? Será? Enfim eu torço pra que pelo menos se tenha uma administração financeira competente, um não desperdicio dos pratas da casa e contratações conscientes.

Enquanto esse dia não chega, espero que o time no minimo faça um bom brasileiro como nos ultimos dois anos, e que não deixe escorrer pelas mãos as chences de vencer.

E que possamos voltar a ver o Flamengo jogar, sem medo de ser feliz!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário