terça-feira, 28 de abril de 2009

A polêmica Juan

Hoje o globoesporte exibiu uma materia sobre o lance de Juan em Maicosuel. Velhas maximas foram tiradas do baú "se fosse na época do Garrincha, eu queria vê" , como se no tempo do anjo das pernas tortas os zagueiros não fossem truculentos e aceitassem com normalidade ser um "joão" do Mané Garrincha, estes certamente desconhecem as pancadas que ele sofreu. Pior foi o psicologo que disse que Juan era infantil, porque utilizou o termo "gracinha". Pelo descontrole de Juan no lance qualquer um diria que ele foi infantil, imaturo. O momento mais interessante da materia foi colocar em contradição a atitude de Juan, com suas proprias jogadas, pois ele é um jogador habilidoso e sempre utilizou do drible para conseguir concluir suas jogadas de ataque. Pra mim esta claro que Juan se descontrolou pelo momento da partida, o time perdia, era pressionado, o terceiro gol parecia questão de tempo. Lógico que um jogador profissional tem que buscar o autocontrole, mas nao é nenhuma novidade assistirmos jogadores sem historico de atitudes violentas se deixando levar pela emoção.

Isso me fez lembrar o caso Coelho x Kerlon, se o drible da foca era humilhação e etc. Todo drible é de certa forma uma humilhação. O drible é quando o jogador prova que é melhor, mais habilidoso e que não adianta a marcação, ele passará. No entanto ele pode ser objetivo ou não. Habilidade não pode ser vista como algo ruim, pelo contrario, nós brasileiros adoramos o futebol arte, nossa marca é ter jogadores habilidosos, que fazem fila, que deixam os zagueiros no chão, que.... humilham. Acho que Juan vacilou no lance, sua atitude só fez enaltecer as habilidades de Maicosuel. Não vejo nele um jogador violento,como os que disseram que se Kerlon, o da foca, fizesse o polemico drible, seria "quebrado no meio".

Que os dribles continuem deixando os marcadores tortos. Porem sem que os dribladores fiquem no chão. Viva o drible!!Viva a habilidade!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário