quinta-feira, 13 de maio de 2010

A Seleção dos Comprometidos

Enfim vimos a lista dos convocados da seleção dos comprometidos. Não, não estou falado do tradicional baba entre solteiros e casados que rolam pelo Brasil afora. Tô falado da seleção brasileira  do  técnico Dunga para Copa da África. E confesso que não gostei e não me surpreendi. Em momento algum achei que Dunga fosse levar os garotos do Santos ( Ganso e Neymar), se levasse não era o Dunga. E porque não gostei? Bem vamos aos convocados. Goleiros : Julio Cesar, Gomes e Doni. Desses não levaria Doni, não é goleiro pra seleção nem pra ser o terceiro. A zaga é composta por Lúcio, Juan, Thiago Silva e Luisão. Todos muito bons e era esparados esses nomes.  Nas laterais estão Maicon e Daniel Alves na direita, não tem o que constestar. Gilberto e Michel Bastos na esquerda, bem ai gera muita discussão, é aposta de Dunga, já que ele testou outros na posição e não se agradou. Agora vamos ao meio campo. Pra mim o pior desse time de Dunga. Tirando Kaká, qual outro jogador desequlibra nesse meio campo? Julio Batista? Josué? Felipe Melo? Sinceramente, não fiz coro pela convocação de Ganso, mas pelo menos Ronaldinho Gaúcho merecia está nela. Se discutiu muito também a ida de Kleberson. Gosto dele e acho que ele tem mais futebol que Felipe Melo de quem ele é reserva. 
No ataque os nomes de Robinho, Luis Fabiano e Nilmar já eram certos."Tivemos que tomar uma decisão pelo coletivo, o que é o mais importante da seleção. Sempre acolhemos o Adriano, o grupo sempre o acolheu, mas chegou o momento de tomar a decisão. Meu coração fala uma coisa, mas a razão pelo que eu estou representando pelo meu país fala outra" disse Dunga. Agora Grafite no lugar de Adriano realmente chocou alguns. Ok, todos vão dizer que Adriano brincou, se meteu em confusões e etc e tal. Sinceramente não sei se foi só isso. Robinho mesmo no banco do Manchester City da Inglaterra, acusado de estupro e rei das baladas nas terras da rainha, nunca deixou de ser convocado por Dunga. Tanto que voltou correndo pro Santos pra limpar sua barra e deu a maior sorte do mundo.Levar Grafite, eu não levaria, acho que tínhamos nomes melhores e Grafite fez apenas duas partidas pela seleção e não mostrou nada demais para merecer a vaga.

Era Dunga

Dunga se tornou técnico da seleção após o fiasco da Copa de 2006, com a obrigação de renovar a seleção dentro e fora de campo. Nesses quase quatro anos a frente da seleção Dunga conquistou quase tudo, ganhou a Copa America, Copa das Confederações, uma medalha de bronze nos jogos olimpicos e fechou as eliminatórias em primeiro lugar. Nesse percurso bateu ArgentinaItália, Portugal dentre outros resultados importantes. Impôs sua filosofia do comprometimento, doação e coerência. Tem o respeito dos jogadores e dos dirigentes da CBF. E porque é tão questionado? "A mesma pressão que eu tinha em 94 eu tenho agora. Tem gente que diz... se perder ele vai ver. Isso é terrorismo" afirmou o treinador. Ser técnico da seleção é algo bem difícil, pois além de uma torcida fanática e exigente ,o candidato a treinador da seleção  tem que enfrentar os looby e críticas da imprensa e dos dirigentes. Uma tarefa que poucos tiveram êxito. Lógico que existe uma certa antipatia tanto da torcida, quanto da imprensa por ele. Dunga nunca foi representante do que todos chama de futebol bonito ou tão propagado futebol-arte que nós brasileiros tanto gostamos."Felizmente ou infelizmente tenho que tomar decisões técnicas. Alguns aspectos são números. Mas matemática não é opinião. Tudo bem que futebol é fantasia. O drible tem que transformar em gol. Senão não adianta" afirmou Dunga. 

E ele nunca disse que faria o Brasil jogar bonito, o resultado vale mais. Dunga resistiu a todas críticas contra ele e parte para o mundial com moral e com um grupo que conhece com a palma da mão. Pode ser campeão? Sim, Itália em 2006 e Brasil em 1994 não foram brilhantes mas levaram o caneco. Vamos aguardar, se futebol é uma caixinha de surpresas, uma Copa do Mundo é a maior delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário