terça-feira, 18 de maio de 2010

Na Batalha das idéias

Livros bons, de boa qualidade e a preço de custo. Parece utopia ? Mas não é, esse é o lema da Editora Expressão Popular, editora de livros ligada ao MST ( Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e outros movimentos sociais que há dez anos publica livros com o objetivo de divulgar uma literatura comprometida com a transformação social. A editora Expressão Popular tem em seu catalago grandes obras da teoria marxista, além de livros nas áreas de agronomia, geografia, sociologia, contos, ficções, poemas e também livros infantis.“Integramos mais de três centenas de colaboradores: indicação e análise de textos, cessão de direitos autorais, trabalhos de revisão, tradução, diagramação. Articulamos uma rede alternativa de distribuição dos livros em mais de duas centenas de locais pelo Brasil – trabalho militante e profissional – chegando assim aos movimentos sociais, às universidades, à sociedade amante dos livros, aos que acreditam que podemos viver numa sociedade diferente, com pleno desenvolvimento das potencialidades humanas”,  afirma Carlos Bellé, diretor e um dos fundadores da EPP.  É algo realmente destoante dentro do mercado editorial no Brasil, no entanto não é único já  temos outras iniciativas parecidas, como o Selo Povo do escritor e rapper Ferréz. Outro diferencial da EPP é que boa parte dos trabalhos é voluntario, apenas a parte administrativa, diagramação e gráfica que exigem trabalho profissinal especializado é remunerado. Isso faz com que os preços dos livros fiquem em torno R$ 3 a R$ 22  em sua maioria.

"Sem teoria revolucionária, não há movimento revolucionário"


 E como diria o velho  Lenin " Sem teoria revolucionaria, não há movimento revolucionário" daí a importância de se  batalhar no campo das idéias. A  EEP vai a luta  neste mês e passando por mais  de 50 universidades promovendo A Semana Expressão Popular nas Universidades, levando os livros de seu catalogo e fazendo debates, contando com a presença de diversos intelectuais, muitos deles com livros publicados pela própria EPP. Na Universidade Federal de Sergipe ( UFS) a semana da EPP começou no dia 14/05 com a mesa "Os desafios a Revolução Brasileira" com Ricardo Gebrim que é dirigente da Consulta Popular. A Consulta Popular é uma organização politica criada em 1997 por militantes ligados a movimentos sociais, com o objetivo de ser  um contraponto ao que era chamado de esquerda eleitoral."Respeitamos e entendemos o papel das agremiações eleitorais de esquerda, mas deixamos claro que esse não será o nosso caminho". disse Gebrim ao blog Diário Gauche
O segundo espaço foi "Atual papel da educação a luz do Marxismo" com o Prof. Ivo Tonet ( UFAL) e da Profª Sonia Meire ( UFS)  e fechando o evento no dia 18/05  tem o debate Marxismo na Batalha das idéias com o Profº Romero Venâncio (UFS)  e Profº Airton de Paula ( UFS).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário