terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Reescrevendo a historia do Brasileirão

A CBF ( Confederação Brasileira de Futebol) resolveu agradar a gregos e baianos e unificou todos os títulos pré campeonato brasileiro de 71 dando um belo presente de natal paras as torcidas do Santos, Palmeiras, Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense. A unificação pode parecer algo simples, mas deixa ainda mais confusa a historia do nosso futebol, comprovando mais uma vez que organização nunca foi o nosso forte. Exemplo, o Palmeiras foi campeão em 67 da Taça Brasil e do Robertão que eram campeonatos distintos, trazendo pra atualidade era como se o Palmeiras ganhasse a Copa do Brasil e o Brasileirão. Agora com a unificação o Palmeiras é Bicampeão brasileiro no mesmo ano. Só havia visto algo parecido no não menos desorganizado campeonato carioca, que em 79  realizou  dois campeonatos e Flamengo de Zico ganhou os dois. Já em 1968 teremos dois campeões com Santos e Botafogo, o primeiro campeão do Robertão e o segundo campeão da Taça Brasil. 
Para alguns comentaristas de futebol apenas o Robertão que foi disputado de 1967 a 69  e a Taça de Prata de 1970 é que deveriam entrar na conta, porque a organização destes campeonatos está muito mais próximo do que chamamos de campeonato brasileiro. Já a Taça Brasil equivaleria a Copa do Brasil, pois sua organização lembra muito a da competição atual, em ambas os campeões estaduais do Brasil é principal critério de disputa, além de que a Taça Brasil tinha um número de jogos bem reduzido, o Santos precisou de apenas 4 jogos em cada ano para vencer os campeonatos de 63 e 65. Há quem discorde totalmente da unificação, por todos os motivos já citados. 
Alguns falam que a CBF demorou a fazer a unificação, mas é bem verdade que pouca gente questionava o fato desses titulo não terem sido integrados ao atual Brasileirão. Os próprios clubes que são maiores beneficiados só se mobilizaram o ano passado, quando construíram um dossiê e entregaram a CBF pedindo a analise e requerendo a unificação dos títulos. O que causou estranheza mesmo foi a rapidez com que a CBF analisou o caso, pediu 60 dias para analisar a proposta, porem em menos de uma semana já divulgava que iria unificar. A impressão que ficou é que Ricardo Teixeira quis fazer uma média e que não houve critérios para essa unificação. O fato dessas competições terem sido o embrião do que chamamos campeonato brasileiro, não faz com que elas tenham o mesmo peso. 
Bom já que a unificação, concordando ou não, vai sair mesmo o jeito é ir agora e correr para os arquivos e atualizar os ranking de jogos, gols, artilheiros e começar a reescrever a historia do Brasileirão. 


Veja os títulos que a CBF vai passar a contar na lista de campeões nacionais
Taça Brasil

1959 – Bahia
1960 – Palmeiras
1961 – Santos
1962 – Santos
1963 – Santos
1964 – Santos
1965 – Santos
1966 – Cruzeiro
1967 – Palmeiras
1968 – Botafogo
Torneio Roberto Gomes Pedrosa / Taça de Prata

1967 – Palmeiras
1968 – Santos
1969 – Palmeiras
1970 – Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário