sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

1987 - O ano que não terminou

1987 seria um ano comum no futebol brasileiro, se não fosse o ano em que os clubes se rebelaram contra a toda poderosa CBF. Só por isso já seria um ano marcante ,  pois pela primeira vez os chamados "grandes" clubes puxavam pra si a responsabilidade de organizar o campeonato nacional. Nascia o Clube dos 13 e com ele a Copa União, que prometia por em campo a crème de la crème do futebol nacional. O resto da historia todo mundo já sabe. Flamengo e Internacional campeão e vice da Copa União se recusam a disputar o quadrangular proposto ( ou seria imposto) pela CBF e Sport e Guarani se tornam campeão e vice brasileiro respectivamente para a entidade. Os anos passam, a discussão fica em banho-maria. Flamengo se considera Penta ( após ganhar o Brasileirão de 92), o Sport se diz o único campeão de 87 e CBF e o Clube 13 nada fazem de relevante para aparar as arestas. Uma discussão que parecia fadada a ficar na historia sem um final, se tornando quase que uma lenda. Seria, se o São Paulo não conquistasse o pentacampeonato brasileiro em 2007 e se auto titular "Penta único". E para acirrar ainda mais a discussão o Flamengo conquista o Brasileirão de 2009. Hexa ou Penta? Depende de como você vê a historia.
E para deixar o clima ainda mais tenso existe a tal "Taça de Bolinhas" uma taça criada pela Caixa Econômica Federal para premiar o time que fosse tricampeão brasileiro consecutivo ou penta alternado. Ela ficou guardada nos cofres da Caixa desde 92, quando o Flamengo conquistou o Brasileiro. A taça foi entregue ao São Paulo na semana passada e eis que nessa semana a CBF diz que sim, o Flamengo também foi campeão de 1987. 
Bom sobre todo esse imbróglio eu penso o seguinte : Primeiro que depois da unificação de tantos títulos nada mais justo que dividir o de 1987. Ok, o Sport Recife vai chiar, no entanto há de ser ter bom senso de que esse foi um episódio onde não houve consenso entre CBF e Clube dos 13 e se hoje não há mais rixa entre elas sobre o assunto, é natural que se chegue a essa decisão. Lembrando que essa era uma disputa política e não futebolística. 

Segundo que não podemos ver a atitude da CBF, na figura do todo poderoso Ricardo Teixeira como fato isolado ou um ato de bondade com a torcida rubronegra. O cara passou anos repetindo a ladainha que nada podia fazer pelo Flamengo, que a justiça não permitia e blá blá blá. No entanto em uma única reunião com a diretoria rubronegra ele dá a canetada. Estranho não? Assim como a unificação dos títulos brasileiros, reconhecer o Flamengo como campeão de 1987 é uma atitude visando apoio político, vem aí licitação sobre a concessão da transmissão do futebol, Copa do Mundo e etc.
Por fim o São Paulo já fala em duplicar a "Taça das Bolinhas", já que o Flamengo não abre mão de tê-la em sua galeria e há quem  vá mais longe e defenda que o Santos depois da unificação é quem deveria ficar com ela. De fato 1987 é um ano quem não acabou (ainda).

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Clip da Karne Krua - Massacre of Innoncence

Elogiar a Karne Krua é chover no molhado. A banda que completou 25 anos de historia, continua resistindo e fazendo muito barulho do bom. A direção do clip ficou por conta do Alessandro Santana mais conhecido como "Cabelo' e a música é Massacre of Innoncence do Discharge. Confira aí o porque a Karne continua viva, consciente e Krua.