quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dunga e imprensa, um velho embate.


Depois da  vitória do Brasil sobre a Costa do Marfim pela segunda rodada da Copa,as discussões passaram longe do futebol apresentado pela seleção canarinho. O assunto da vez era o embate entre Dunga e o repórter Global Alex Escobar. Na internet, na tv, nas rodas de amigos  não se falou sobre outro assunto nos últimos dias, alguns defendendo Dunga afirmando que sua  atitude  foi uma forma de enfrentar a toda poderosa Globo, outros diziam que faltou educação ao técnico da seleção que ali não estavam apenas os jornalistas da Globo e sim de todo o mundo que viram o comandante da principal seleção de futebol do planeta soltar palavrões de forma até sutil. Se falou muito também de Dunga ter barrado a exclusividade da Globo diante da CBF. Agora ninguém tem exclusividade com os jogadores. Entrevistas? Só as programadas pela Fifa, essas ele não tem como evitar. 

Agora o que muitos esqueceram é que a raiva de Dunga com a imprensa não nasceu nessa Copa. Em 1990 na Copa da Itália a seleção Brasileira passou por um de seus maiores fiascos em Copas. Foi eliminada nas oitavas de final pela Argentina( que tinha o hoje técnico Maradona em campo) por um sofrido um a zero ficando em nono lugar. Aquela triste passagem da seleção foi batizada de Era Dunga, sinônimo de futebol feio, grosseiro e perdedor. Dunga jamais esqueceu. Quatro anos depois ao erguer a taça de campeão, Dunga soltou : "essa é pra vocês bando de traíras, filhos da puta" os traíras em questão eram os jornalistas. 

Depois da derrota em 2006, assim como em todas que acontecem com o Brasil, a imprensa e os dirigentes da CBF foram em busca dos culpados pela derrota. E um dos supostos problemas foi a falta de disciplina e comprometimento com  camisa amarela, os jogadores não respeitavam o manto sagrado. Precisavam de alguém com pulso forte para domar estrelas de egos inflados e retomar o caminho das vitórias. E quando todos falavam de um retorno de Felipão, na época treinando a seleção portuguesa, surge Dunga. Assim como após a derrota de 1990 quando a CBF apostou em Paulo Roberto Falcão, ex- volante da seleção e  sem nenhuma experiência como treinador, a aposta da vez foi em Dunga um ex- volante e sem nenhuma experiência como treinador.A diferença é Falcão sucumbiu a pressão e Dunga resistiu. E mesmo com os números a favor Dunga não foi e talvez nunca será unânime nem entre torcida, nem entre a imprensa. Se é que houve algum técnico da seleção que tenha sido unânime. Todos sofrem pressão, mesmo os mais vitoriosos. 


Outro fato que as vezes não é comentado é que não é primeira vez que Dunga ataca jornalistas em entrevistas coletivas, o privilégio não é da Globo , até porque na Era Dunga como técnico, ninguém tem privilégios, nem nos xingamentos. É fato também que o jornalismo esportivo por vezes gosta de bajular e é bajulado também, se preocupam bastante com as noitadas de jogadores, se tem amizades com traficantes, mas fazem vista grossa das maracutaias dos donos da bola. A organização da Copa de 2014 vem ai e veremos quais os veículos esportivos vão fiscalizar de fato o que acontece ou se vão festeja tudo que a poderosa Fifa disser. 

Como disse Juca Kfouri em seu blog, seria muito bom que esse entrave com Dunga fizesse do jornalismo esportivo, mais critico, menos entretenimento, um jornalismo que não torce, e nem distorce. 

A Dunga só resta vencer a Copa, porque mesmo aqueles que saíram em sua defesa nesse episódio, dificilmente estenderão suas mão ao comandante em caso de derrota.E ai o que  veremos no  "'World trending topic’ do Twitter nas próximas semanas, "Dunga Burro" ou "Dunga gênio" ?  





quarta-feira, 9 de junho de 2010

E o Sertão virou Rock!!

Estava escrevendo sobre a edição 2010 do Rock Sertão, só que as semanas passaram e como dizem na linguagem jornalistica a pauta ficou "fria". Pra não deixar de comentar o único festival underground que se mantem em terras sergipanas, vou por aqui o link do Viva La Brasa do grande Adolfo Sá que fez um ótimo post sobre o festival  rock do alto sertão sergipano. Aproveitem e leiam todo o blog que é muito bom.