quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Andrade, O Sinistro


Durante a semana pensei em escrever sobre o hexacampeonato do Flamengo. Ensaiei alguns textos, cheguei a começar a escreve-los, mas como não se tornar repetitivo com tudo que já estava sendo dito “ do melhor brasileirão da era dos pontos corridos”. O Flamengo fez um segundo turno impecável, superou os adversários que brincaram de perder pontos preciosos em jogos importantes e viram o bonde rubro-negro tocar o terror no campeonato. É a velha máxima, deixou o Flamengo chegar, fodeu. Então resolvi escrever sobre um dos personagens mais importantes dessa conquista ao lado do Pet e do Adriano, estou falando do Andrade.
Andrade é um velho conhecido da torcida rubro-negra, ele fez parte daquele time que ganhou tudo que podia na década de 80, foi titular do time entre 1979 e 1988, fazendo 566 jogos e 28 gols com manto sagrado. Teve ainda uma breve passagem pelo Vasco em 1989, onde ganhou mais um brasileirão, o quinto como jogador.
O Andrade que poucos conheciam, foi o comandante da arrancada épica que levou o Flamengo ao título. Um time até então desacreditado, com gente apostando até que faria uma campanha pra não cair. E ele, com toda sua serenidade, sem declaracões bombásticas, sem fazer a cara feia de técnico durão que virou moda no Brasil, conquistou seu espaço, superou os preconceitos e foi pra galera. Esse título o Flamengo deve muito a ele.

Ser negro é outro fator que faz da vitoria de Andrade ainda mais especial, é só a gente olhar para os principais técnicos do Brasil e vamos ver que não temos nenhum técnico negro em destaque, as oportunidades para técnicos negros ainda é escassa.Para muitos Andrade foi o primeiro técnico negro a ser campeão braisileiro ( há quem diga que Carlinhos em 1987e1992 foi o primeiro).
Nesse momento a polemica é sobre a sua renovação, o Flamengo tenta pechinchar o valor pedido por Andrade. Acho que não é hora do rubro-negro dá uma de econômico, pois um técnico com a qualidade do Andrade, além de ser prata-da-casa, deveria ser valorizado de olhos fechados. É só olhar pra trás e ver quantos técnicos-estrela o time teve, quantos trouxeram resultados de fato.
Não é a primeira vez que o Flamengo, não dá o devido valor a suas crias, existem um verdadeiro histórico de desperdício de talentos criados na própria base, é só lembrar da geração dos anos 90, de Marcelinho, Djaminha, Paulo Nunes e outros que foram embora pra brilhar em outros clubes.
Torço pra que Andrade, O Sinistro continue na Gávea, mas que seja devidamente valorizado. Ele merece.