terça-feira, 28 de abril de 2009

A polêmica Juan

Hoje o globoesporte exibiu uma materia sobre o lance de Juan em Maicosuel. Velhas maximas foram tiradas do baú "se fosse na época do Garrincha, eu queria vê" , como se no tempo do anjo das pernas tortas os zagueiros não fossem truculentos e aceitassem com normalidade ser um "joão" do Mané Garrincha, estes certamente desconhecem as pancadas que ele sofreu. Pior foi o psicologo que disse que Juan era infantil, porque utilizou o termo "gracinha". Pelo descontrole de Juan no lance qualquer um diria que ele foi infantil, imaturo. O momento mais interessante da materia foi colocar em contradição a atitude de Juan, com suas proprias jogadas, pois ele é um jogador habilidoso e sempre utilizou do drible para conseguir concluir suas jogadas de ataque. Pra mim esta claro que Juan se descontrolou pelo momento da partida, o time perdia, era pressionado, o terceiro gol parecia questão de tempo. Lógico que um jogador profissional tem que buscar o autocontrole, mas nao é nenhuma novidade assistirmos jogadores sem historico de atitudes violentas se deixando levar pela emoção.

Isso me fez lembrar o caso Coelho x Kerlon, se o drible da foca era humilhação e etc. Todo drible é de certa forma uma humilhação. O drible é quando o jogador prova que é melhor, mais habilidoso e que não adianta a marcação, ele passará. No entanto ele pode ser objetivo ou não. Habilidade não pode ser vista como algo ruim, pelo contrario, nós brasileiros adoramos o futebol arte, nossa marca é ter jogadores habilidosos, que fazem fila, que deixam os zagueiros no chão, que.... humilham. Acho que Juan vacilou no lance, sua atitude só fez enaltecer as habilidades de Maicosuel. Não vejo nele um jogador violento,como os que disseram que se Kerlon, o da foca, fizesse o polemico drible, seria "quebrado no meio".

Que os dribles continuem deixando os marcadores tortos. Porem sem que os dribladores fiquem no chão. Viva o drible!!Viva a habilidade!!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Reta final nos estaduais

Olá companheiros de boteco, nada mais justo que meu primeiro post seja sobre as finais dos estaduais pelo Brasil. Não se fala em outra coisa pelos botecos, bares e botequins. Eu sinceramente venho desgostando de estaduais, são sempre mais do mesmo. Ainda quando um time de menor expressão supreende, embola o campeonato, nas finais são sempre os grandes na decisão. Ou seja mesmo que os pequenos se destaquem, são os grandes que fazem a festa. Irei comentar os principais jogos desse fim de semana.


Botafogo 2 x Flamengo 2

No primeiro jogo da final do carioca mais um empate entre Flamengo e Botafogo. Um jogo equilibrado, bastante disputado, com as duas equipes jogando no erro do adversario. Foi assim nas finais entre os dois clubes em 2007 e 2008. O Flamengo abriu o placar com Juan, marcando de penalti. Depois daí , veio uma nova sequencia de gols perdidos pelo time rubronegro. Desde o jogo contra o Fluminense na semi da Taça Rio que o Flamengo demonstra uma falta de pontaria incrivel. Mesmo perdendo o Botafogo foi pra cima do mengo, ao contrario da semana passada, quando o time de Ney Franco foi anulado pela marcação rubronegra. E chegou a virada com Juninho e Reinaldo, ainda no primeiro tempo.

O segundo tempo começou quente tendo a jogada mais polemica do clássico. Maicosuel brinca com bola, dribla Juan, que dá um sarrafo no camisa dez botafoguense e ainda intimidou o adversario ainda caído. Quase gera uma briga desnescessaria. Logo depois Maicosuel se machuca e sai do jogo. E ai o Botafogo que vinha bem, cai de produção, demonstrando o quanto depende de seu craque. O Flamengo melhora com a entrada do garoto Erick Flores e chega ao empate no finalzinho, com um gol na raça marcado por Willams. Para proxima semana é de se esperar um jogo ainda mais tenso. O Botafogo querendo deixar a fama de time que treme nas decisões, e o Flamengo querendo seu Penta-Tri. E parabens para a torcida rubronegra que lotou o Maracanã, ao contrario da torcida botafoguense que mal conseguiu lotar um dos setores destinados aos alvinegros.


Santos 1 x Corinthians 3

O resultado no primeiro jogo da final do Paulista não me supreendeu. Há muito tempo o time do Santos não é mais aquele , o ultimo brasileirão e a propria campanha no paulista desse ano é prova disso. Talvez ter vencido o lider Palmeiras nos dois jogos, deu a falsa impressão que o time poderia vencer o bom time do Corithians. A realidade é que no começo do campeonato ninguem botava muita fé nas duas equipes, mas o Corithians vem sobrando no campeoanato, e depois que o Ronaldo voltou a fazer gols, o time melhorou mais ainda. E do Ronaldo o que dizer? Se alguem ainda duvidava que ele voltou de fato, não duvida mais. O cara tá mandando só golaço. E daí que ele toca pouco na bola, o importante é quando toca, o cara destroi. Ontem foram dois. O ultimo uma pintura. O outro gol do Corinthians foi de Chicão. O Santos fez um com Triguinho. Proxima semana no Pacaembu, tem tudo pra ser mais um show de Ronaldo. Alguem duvida?



Cruzeiro 5 x Atlético-MG 0

Pelo segundo ano seguido, o Cruzeiro defini o campeonato no primeiro jogo. Cinco a zero. Havia muito entusiasmo no time do Atlético desse ano, foram varias goleadas , Diogo Tardelli arrasando, no entanto era contra os pequenos . E contra time pequeno ganhar é obrigação. Ontem o Cruzeiro provou que time bom, vence na Libertadores e ainda faz o dever de casa no estadual. Por isso tenho o Cruzeiro, como favorito entre os brasileiros na competição internacional. E não posso deixar de dar meus parabens a Kleber "Gladiador" do Cruzeiro, não só pelo gol, mas só levou um amarelo. Que evolução!!


Sergipe 3 x Confiança 1

E o Sergipe? Até pouco tempo atras era dado como carta fora do baralho, agora só depende da próprias pernas para ganhar o segundo turno do campeonato sergipano. A vitoria do sobre o time proletario custou o emprego de Luiz Carlos Cruz, que na minha opinião fazia um bom trabalho. O novo treinador do Dragão do bairro industrial é o ex-atacante Rocha. Hugo Henrique que marcou dois já é o artilheiro da competição. Agora o Mais Querido pega o 7 de Junho nessa quarta dia 29. Será a grande decisão do segundo, já que o time que vencer leva o segundo turno e vai para final.